Ahááá!!! BEM VINDO!!!

Vejam só, quem está aqui!!!
Faz alguns anos que não te encontro por essas bandas amigo!
...
Como é ??? ...
É a sua primeira vez por essas bandas?...
...

30 de março de 2017

A Rádio mais Misteriosa do Mundo - UVB-76



Olá caro amigo sedento por informações.... digamos.... não tão úteis para a vida....
Hoje eu curiosamente, trago pra você uma curiosa curiosidade para fascinar os mais curiosos.
Me diga,
Você já ouviu falar da rádio russa UVB-76 ???

Se nunca ouviu, provavelmente você deve estar pensando que tipo de música toca lá.... bom eu lamento te desapontar... mas nessa rádio não toca Anitta nem Luan Santana. Pra ser mais exato, não toca música nenhuma.

Calma, vamos começar do início.... (parece uma boa ideia)

Vamos ver o que a Wikipédia diz sobre a UVB-76:
 "
A UVB-76 (também referida como UZB-76, S28, MDZhB - em russo: Жужжалка) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite uma frequência 4625 kHz.
"
Ok, só pra você se situar e entender o que é uma rádio de ondas curtas, basicamente no campo da radiocomunicação, são chamas de rádios de ondas curtas, aquelas estações de transmissão que utilizam frequências compreendidas entre os 3.000 kHz e os 30.000 kHz ( 3 - 30 MHz )... ou seja as frequências acima da qual predomina a propagação ionosférica.

Agora você pode estar se perguntando: "O que diabos é Propagação Ionosférica?"
Certo... de uma forma beeeem resumida, Ionosfera é o nome que se dá pra área da atmosfera que se localiza entre 60km e 1.000km de altitude. Essa área é composta de íons e o chamado "plasma ionosférico", e graças a essa composição ela reflete as ondas de rádio.


Então pra você entender, Ionosfera é uma região muito alta, que reflete o sinal de rádio. Então no caso das rádios de onda curta, são estações em uma frequência alta o suficiente pra chegar na Ionosfera, dessa forma as ondas de rádio são refletidas no plasma ionosférico e conseguem cobrir extensas regiões e atingir pontos da superfície terrestre situados a milhares de quilômetros de distância a partir de uma única antena emissora.

Uau... legal eim.... uma rádio com uma única antena que consegue cobrir milhares de quilômetros.
Acho que eu não preciso dizer que operar nessa frequência demanda muita energia, e portanto é bem caro! ... Além disso, apesar de cobrir uma grande região, as ondas estão sujeitas à interferências da ionosfera, até mesmo o pôr do sol influencia na propagação das ondas... se você é um pouco mais velho você provavelmente já associou com as rádios AM certo ??? .. Parabéns! ... Basicamente, no geral, as rádios AM operam nessas frequências.
As ondas curtas também são utilizadas para radares e para comunicação militar.

Agora que você entendeu do que se trata, vamos voltar pra UVB-76.

A rádio toca música? Tem programas ao vivo? Notícias?
Não..
Na verdade, a única coisa transmitida pela rádio é uma espécie de buzina... ou "buzz" como é chamada no ocidente. Esse ruído é repetido a uma taxa de aproximada 25 tons por minuto (mais ou menos uma buzina a cada 1,5 segundos), durante 24 horas por dia. O que deu para a rádio o apelido de "The Buzzer".
Confira um trechinho gravado clicando aqui

Sim, isso mesmo... alguém na Rússia está gastando muito dinheiro e energia para manter funcionando uma rádio que não transmite quase nada além de uma buzina enfadonha.

Mas calma, o bizarro não é bem isso... o mais estranho mesmo é que a rádio opera comprovadamente desde 1982!!!
Isso mesmo, faz mais de 30 anos que essa buzina é transmitida, ou seja, desde a época da União Soviética.... e ninguém ( ou quase ninguém ) sabe exatamente porque ou por quem.
E estranhamente, a rádio não tem sofrido influência de nenhum acontecimento histórico russo dos últimos 30 anos... E não foram poucos... várias trocas de governo, desastres e ataques... crises financeiras..
Nada parece abalar a inabalável buzina da UVB-76.

Esse seria o fim dessa estranha história, mas espera... não acabou ainda.
Entre milhares de buzinas, em raros momentos houveram transmissões de códigos.. além disso o som da buzina mudou... isso tudo com ANOS de intervalo..

Vamos para a linha do tempo da UVB-76:

1982 - Operadores de rádio amador ouviram a rádio na frequência 4625, ela toca apenas um "bip" ininterrupto.. algumas gravações foram feitas.

1983 - Bip ininterrupto.
1984 - Bip ininterrupto.
1985 - Bip ininterrupto.
1986 - Bip ininterrupto.
1987 - Bip ininterrupto.
1988 - Bip ininterrupto.
1989 - Bip ininterrupto.
1990 - Depois de 8 anos, o som muda, e o "bip" dá lugar ao "buzz"
1991 - Buzz ininterrupto.
1992 - Buzz ininterrupto.
1993 - Buzz ininterrupto.
1994 - Buzz ininterrupto.
1995 - Buzz ininterrupto.
1996 - Buzz ininterrupto.
1997 - Em 24 de Dezembro a buzina cessa e uma mensagem em código é transmitida:
"Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4."
E logo após, a buzina volta a tocar.


1998 - Buzz ininterrupto.
1999 - Buzz ininterrupto.
2000 - Buzz ininterrupto.
2001 - Buzz ininterrupto.
2002 - Em 09 de Dezembro uma nova mensagem:
"UVB-76, UVB-76. 62 691 IZAFET 36 93 82 70"
Pois é ... em 20 anos apenas duas mensagens foram comprovadamente transmitidas.


2003 - Buzz ininterrupto.
2004 - Buzz ininterrupto.
2005 - Buzz ininterrupto.
2006 - Em 21 de Fevereiro, mais uma transmissão:
"UVB-76, UVB-76. 75-59-75-59. 39-52-53-58. 5-5-2-5. Konstantin-1-9-0-9-0-8-9-8-Tatiana-Oksana-Anna-Elena-Pavel-Schuka. Konstantin 8-4. 9-7-5-5-9-Tatiana. Anna Larisa Uliyana-9-4-1-4-3-4-8"


2007 - Buzz ininterrupto.
2008 - Buzz ininterrupto.
2009 - Buzz ininterrupto.
2010 - Então no ano de 2010, já com 28 anos de idade, a rádio ficou maluca...
Em 05 de Junho de 2010, a UVB-76 ficou aproximadamente 24h em silêncio, retornando à sua transmissão "normal" no dia 06 de Junho. No dia 10 uma série de códigos em morse foi transmitido por quatro minutos.

Foi então que, no segundo semestre de 2010, a rádio enlouqueceu!.. Uma onda repentina de estranhas atividades tomou conta da estação.
A doideira começou no começo de Setembro, quando ela transmitiu um trecho de 38 segundos da "Dança dos Pequenos Cisnes" do ballet "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky.


Depois um pequeno fragmento em morse também foi transmitido...


Aí começou a festa, mais de 25 mensagens foram gravadas por ouvintes da rádio, só no mês de setembro... e dessa vez as mensagens não começavam mais com "UVB-76", mas com os nomes "Mikhail Dmitri Zhenya Boris" repetidos duas vezes... o que deu à rádio o novo nome de "MDZhB".

Começaram então a aparecer gravações na internet de todo tipo... códigos, vozes, gritos e até uma conversa telefônica utilizando termos militares. Obviamente algumas gravações autênticas e outras falsas.
Fato é que depois de 2010, as atividades na UVB-76 se tornaram frequentes, quase corriqueiras, e até hoje várias atividades e falhas na transmissão são reportadas todos os anos.

Apareceu até uma suposta gravação ulta-rara de 1976.. com um código... o que sugere que a rádio existe desde 1976... o que se alinha com o código de estrutura das transmissões que deu o nome à rádio ( UVB-76 ).


E pode parecer maluquice... mas enquanto você está lendo isso, provavelmente milhares de pessoas estão ouvindo a UVB-76... sites se dedicam a monitorar a rádio 24h por dia... e muitos escutam ela O DIA INTEIRO só pra tentar pegar alguma transmissão ou falha..
Dizem que as transmissões dela em 2010, retransmitidas em tempo real na internet, chegavam a ter mais de 40 mil pessoas ouvindo!

Como disse Philipe David do blog mundogump.com.br:
"Ainda hoje, ouvir a UVB-76 é como ouvir um mundo que já não existe há décadas. Tem sabor de Guerra Fria."

E você pode estar se perguntando:
"Caramba .... não tem um jeito de rastrear o sinal e encontrar a origem?"
Pois é ... teve gente que foi caçar a rádio.

Em uma das muitas transmissões de 2010, foram ouvidas coordenadas ... e um grupo de pessoas seguiu essas coordenadas até a pequena cidade militar de "Povarovo". Eles chegaram até um prédio completamente abandonado... o lugar mostrava sinais militares, mas nenhum soldado de guarda, nenhuma cerca elétrica.. e a maior parte das portas estavam destrancadas.



A única atividade viva ali perto, são as remanescentes famílias de veteranos de guerra soviéticos que ainda moram a algumas centenas de metros do local.... esposas, filhos e netos daqueles soldados que em sua maioria já estão mortos.
O mais estranho é que, quando indagada sobre o prédio, uma das moradoras afirma:

"É lá que fica a torre de rádio, e ninguém nunca vai lá!"

Estranho eim?... É claro que isso rendeu a teoria de que seria uma "rádio fantasma".. transmitindo sinais de outros mundos.
A teoria mais aceita, diz que a aparente movimentação de 2010, incluindo o dia em que ficou em silêncio, foi a rádio sendo transferida... mudando sua localização.

O lugar está todo detonado.. a antena de transmissão está enferrujada, e no lugar parece haver uma grande instalação subterrânea. O relvado em que a torre fica é cheio de cilindros metálicos saindo do chão (presumivelmente dutos de ventilação), e há um pequeno prédio rosa que se parece com a entrada de uma escada que desce para os níveis abaixo do solo.

Ahhh... está ficando interessante né???
É claro que exploradores iriam tentar a sorte.
Dois grupos de exploradores urbanos pesquisadores da UVB-76 viajaram para a remota cidade russa na tentativa de visitar o tal "bunker militar subterrâneo" de onde acredita-se que o sinal tenha se originado por mais de trinta anos. Quando chegaram à cidade, um morador local disse que houve uma tempestade em 2010.. e nas palavras do homem:

"Uma noite, um denso nevoeiro rolou, e o posto militar foi evacuado dentro de 90 minutos."

Ao descer no bunker, os exploradores descreveram o local como “um lugar escuro, silencioso e solitário, algo como um labirinto com muitos corredores e quartos.”

E então eles encontraram, entre outras coisas, um livro que continha... adivinha???
Uma relação das mensagens enviadas pela UVB-76!!!
O que comprova (em tese) que a estação da rádio estava ali, e que era operada por militares russos!

Várias fotos foram tiradas do lugar que estava em ruínas e com várias áreas tomadas pela água.
Você pode conferir as fotos e alguns vídeos do bunker clicando aqui.

E o mistério continua!... Alguns acreditavam que a rádio era apenas algum esquecido da época do regime soviético... alguma estação que ficou funcionando por décadas, perdida na burocracia.
Mas aparentemente, não é o caso... pois a rádio continua no ar, e como dizem os relatos, foi evacuada às pressas do local de origem.

Para que serve a rádio?
Porque evacuaram ela às pressas?
Onde ela está agora?

O único fato comprovado, é que a UVB-76 continua no ar! Para a alegria de seus ouvintes...
A rádio está , buzinando... mantendo o mistério vivo, e milhares de pessoas ouvindo suas buzinas, a espera de captarem uma nova transmissão misteriosa em tempo real e, quem sabe, ver o mistério chegando em uma resolução.

E é claro............ claro que eu não iria terminar esse post sem te dar a chance de ouvir, você mesmo, em tempo real a primeira e única UVB-76!!!

Para isso, você precisa abrir o site de rádio amador: websdr.ewi.utwente.nl:8901
Agora você deve colocar a frequência 4625 no espaço "kHz" como na imagem abaixo:


E pronto! Você está agora ouvindo em tempo real a rádio mais misteriosa do mundo! A UVB-76!!!

Quem sabe você não se torna mais um aficionado pelo mistério... imagina se você consegue ouvir alguma mensagem transmitida.. algum código!!!
Estranhamente legal né?

Não deixe de compartilhar essa matérias com seus amiguinhos...😀 além de me ajudar, você cria uma nova legião de curiosos, prontos para vigiar a rádio o dia todo, e ficar a par de toda e qualquer novidade!
Só não se esqueça de pegar uma cerveja para ajudar na jornada....

Um grande abraço, muito obrigado, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário